terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Review: Psychonauts!

Psychonauts (Xbox, PS2 e PC) é, basicamente, um jogo de plataforma à moda antiga: Avançar por uma fase passando por obstáculos, vencer inimigos e resolver alguns enigmas simples.
O que diferencia esse jogo de toneladas de outros, até mesmo dentro do estilo, lançados num mesmo período nessas plataformas, é a integração da história com a jogabilidade e os desafios.

Rasputin (Raz) é um aprendiz a Psychonaut, agentes que solucionam mistérios investigando a mente das pessoas e utilizando poderes psíquicos. A primeira impressão que o jogo passa é uma aventura simples e infantilizada, com crianças brincando num parque e plataformas simples a serem exploradas.

* Trailer não oficial meio Falangístico

O game mostra seu verdadeiro brilho quando você entra na mente de um personagem a primeira vez. A linguagem que cada mente utiliza para expressar sua personalidade, seus medos e desejos são tão diferenciados umas das outras que chegam a influenciar na jogabilidade. Em um, você entra na mente de um soldado, e deve passar por um campo de treinamento de guerra, com armadilhas e explosões por todos os lados. Em outro, na mente de um peixe hiper desenvolvido, que criou uma cidade em miniatura em sua mente e você é um gigante para eles.
Tudo isso regado a uma coletânea de elementos non sense, como utilizar um bacon para se comunicar com um instrutor que sai de sua orelha, e um visual "Tim Burton infantilizado".


Além disso, o personagem evolui ao longo do jogo com novos poderes e itens, entre eles telecinésia, combustão de objetos, clarividência e invisibilidade, possibilitanto novas alternativas de superação dos desafios e confronto com os inimigos.
Alguns controles podem ser um pouco confusos e cansativos, como o menu onde você troca os poderes e itens, sendo que ter alguns itens em mãos fazem com que a interação com objetos não funcione, e isso pode ser frustrante em alguns casos. Mas de modo geral o jogo é muito bem resolvido, intuitivo e dinâmico.
O jogo se supera a medida em que, quando o jogador entra no nível de adaptação de uma fase que começa a se tornar repetitiva, o jogo apresenta novos poderes e novas fases, com possibilidades completamente diferentes. Vale a pena conferir.

Linguagem 8,5
Diversão 9,0
Jogabilidade 8,0
Enredo/Storytelling 8,5

Nenhum comentário: